

O GRIS tem como objetivos fundamentais:
A) A implementação de um programa nacional de deteção e intervenção auditiva precoce, padronizando técnicas e metodologias, através de ações conjuntas entre os vários organismos oficias (da Saúde, da Segurança Social e da Educação) e com as associações profissionais relevantes.
B) Promover ações de formação técnico-profissional na área atrás citada e providenciar acessória técnica necessária à implementação e acompanhamento dos programas de Rastreiro Auditivo Neonatal Universal – RANU.
C) Desenvolver um programa de rastreio e intervenção da surdez ao longo da vida do indivíduo de acordo com as recomendações do World Hearing Forum (WHF)
D) Fomentar atividades culturais, científicas e de investigação, ações de formação, nomeadamente congressos, reuniões científicas, cursos e apoio de atividade clínico – científico.
E) Desenvolver e apoiar iniciativas de formação e de desenvolvimento técnico e profissional nas especialidades clínicas envolvidas no rastreio, no diagnóstico e na reabilitação médica e cirúrgica da surdez/hipoacusia ao longo da vida
F) Apoiar os cidadãos com surdez/hipoacusia, suas famílias e os profissionais que com eles trabalham.


